Quiche de Tofu

Quiche de Tofu e Cenoura
Ingredientes
Para a base: 300 gr. de farinha de trigo ou de espelta semi-integral, 200 ml de água à temperatura ambiente, 1 colher de sopa de oregãos, 1 colher de café de sal, uma saqueta de fermento biológico (5 gr.).
Para o recheio: uma cabeça de alho picado, casca fininha de uma laranja ou limão, uma cebola picada fininha, uma embalagem (200 gr.) de tofu sedoso, uma embalagem de tofu fumado partido aos cubinhos, duas cenouras raladas, coentros picados, uma colher de chá de sumo de gengibre, 1/2 litro de leite de soja, 1 colher de chá de amido de milho, 1 colher de chá mal cheia de agar – agar (opcional), azeite q.b. , uma pitada de sal.
Preparação
Para a base: Misture todos os ingredientes, menos a água. No centro forma uma covinha e vai adicionando a água à medida que vai amassando. Quando tiver uma bola com uma consistência homogénea e elástica. Com a ajuda de um rolo da massa estende a massa e farra a carteira, previamente untada com um pouco de azeite e farinha. Antes de colocar o recheio, com a ajuda de um garfo faça pequenos buracos em toda a base.
Para o recheio: Leve ao lume a refogar com um fio de azeite, a cebola picada, o alho picado, uma pitada de sal e a casca de laranja finamente cortada e picada. Em seguida junta a cenoura ralada e o sumo de gengibre e deixa amaciar uns minutos. Entretanto no leite de soja dissolve a alga agar-agar, o amido de milho e o tofu sedoso, bate com uma varinha mágica e adiciona ao preparado anterior, deixa ao lume durante 5 minutos, mas sem deixar o leite ferver. Junta o tofu fumado, partido aos cubinhos, os coentros picados e envolve tudo muito bem. Por fim rectifica os temperos.
Leve ao forno pré aquecido a 180º, a cozer durante 20 minutos ou até ficar douradinha.
Nota: a Alga Agar-agar, serve para que a consistência da quiche seja mais firme e fácil de cortar.

Bom Apetite!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *